quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Maturidade

Eu pensei que só porque escolhi um jeito de viver estaria pronta, amadurecida... O duro foi descobrir que as coisas não funcionam assim e que a vida é um aprendizado diário. Não adianta tomar uma decisão e achar que não haverão mudanças pq mudanças acontecem e, na maioria das vezes, para o bem, pois imagine que tédio seria se tudo fosse imutável. Que inocência achar que a verdade se mostra de cara e ainda que ela é única. Trágico é me olhar no espelho coberta de medo, cheia de sombras, esconderijos e páginas dobradas. Só porque tudo mudou! Tão difícil descobrir que na verdade a maturidade que tenho é nenhuma! De que serve experiência decorada????? Posso repetir tudo que sei como um papagaio. Curioso é saber que eu estava satisfeita com isso achando que tinha alcançado um nível avançado, "quinível"! Uma vida com manual, parecia bem legal! Uma vida que poderia escrever um livro de auto ajuda: - Vá por mim, funciona assim:... Ritual espiritual que vc entoa sem nem mais perceber o que fala, "repeteco". Uma vida anotada. Livro de receitas (Uma vida bolo de coca-cola)! Notícia de jornal colada na parede (sempre a mesma). Sabedoria? Achava eu que já tinha alguma, só porque entendi algumas coisas da vida. Mas, se as coisas q eu havia aprendido mudam o que eu sabia também não será mais útil. Vida alterada, retificada, acidentada, transformada, deformada, desviada, variada... Só para que eu entenda que sou ignorante, incapaz, inábil! Sou muito mais chão do que céu, estou ao alcance o tempo todo, mas nunca como uma fruta a ser colhida. Quanto mais souber minha pobreza espiritual, mais saberei que menos sei. Sabendo minha insignificância num mundo de tantos anos (idade que nunca terei) mais perto estou de ter alguma sabedoria. E..., diante do espelho ( assustada, pálida, encolhida etc), minha imagem vira interrogação para finalizar a frase que questiona se não ter nenhuma maturidade é ter alguma maturidade!

2 comentários:

  1. Este é um dos seus melhores textos amor! Muito bom mesmo! Cada dia te amo mais! Você sempre me surpreendendo! Beijos! André Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Amor, muito obrigado pelo elogio!!... Fico feliz q gostou, ainda mais por achar um dos melhores... Te amo, bjs

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita no meu blog, deixe seu comentário e me ajude a conhecer a opinião dos meus leitores.

Volte sempre!
Carpe Diem!
(Valéria Sales)